Eles falam. Você ouve. Eles riem e zombam. E você se culpa. Tudo parece apenas uma pequena brincadeira até que quem agride se sente confortável fazendo isso e você não para de se perguntar o que tem de errado com você. Para quem observa a situação apenas pensam que isso vai se resolver rapidamente... mal eles sabem que não é tão fácil. Alguém tem que tomar a iniciativa e não será o agressor, a vítima tem medo, e quem observa prefere não se meter, então como vai acabar esse jogo de xadrez? Vocês devem estar achando que estou zoando ao falar que bullying parece com xadrez... mas não estou.
![]() |
(fonte da foto) |
O JOGO:
Pense bem, no xadrez existem dois times: o time do agressor ("A") e o time da vítima ("B"). Ambos times tem que raciocinar para ganhar (o agressor deve ver um jeito de afeta-lo e a vitima tem que achar um jeito de acabar com isso). O time "A" lança seu primeiro pião (a fofoca) é ai que o time "B" fica com medo da estrategia do adversário (o que o agressor vai fazer depois). O time "B" lança em pequeno paço o seu pião (fica com medo e finge que não aconteceu nada), mas o outro jogador (o agressor) sabe que ele está com medo e continua jogando com seu sorriso maléfico.

O JOGO VAI ACONTECENDO e o time "A" já tirou grade parte de seus piões (sua esperança e sua felicidade). O time "A" tem muitas peças e você não quer mais jogar, você quer jogar esse jogo para o alto e sair correndo, tem vontade de comprar passaporte para a antártica e se livrar das redes sociais, mas você não pode fazer isso. O time "B" fica enrolando o tempo em quanto sente medo, e o tempo passa, continua passando e o time "A" continua se sentindo vitorioso antes mesmo do jogo acabar. O time "B" só tem apenas uma solução: mexer as peças que antes eram protegidas pelos piões (conversar com um amigo confiável, parente, professor, pais...).

APENAS DUAS ESCOLHAS PARA O TIME "B:" as últimas peças são as que mais temos medo de usar e até que toquemos nela ficamos encarando de cabeça baixo o adversário em quanto ele mostra seu grande sorriso e sua gargalhada aterrorizante. O time "B" (vítima) só tem duas soluções: deixar que o outro time ganhe ou ter coragem para mexer as ultimas peças (ou você vai deixar o agressor continuar, ou você vai conversar com alguém sobre o que está acontecendo) muitas vezes quando criam coragem para mexer essas peça (conversar com alguém) o time "A" começa a ter medo de perder o seu "poder" é ai que a vítima começa a perceber que deveria ter feito isso antes.
![]() |
(fonte da foto) |
O GRANDE FINAL: Se o time "B" escolheu finalmente mexer as peças (se a vítima aceitou conversar com alguém sobre isso e chegaram a uma solução) o time "A" já perdeu grande parte das peças ou seja: Tem como ganhar. Quanto mais peças você mexer e fazer do jeito certo, sem manipular o jogo, você ganha (se você começar a procurar grupos de apoio, mesmo que seja pela internet, ou conversar com o amigo, os país do agressor... o agressor fica mais fraco e começa a se sentir culpado já que todos vão perceber que ele não passa de um idiota que não tem o que fazer).

Deu para entender? Sei que parece concelho de avô mas encaixa perfeitamente na situação. Bullying é algo tão sério que existe lei para isso, ou seja se alguém te agrediu pela internet tire print, grave como acontece toda vez que você entra na internet... com provas e se se você quiser, você pode entrar na justiça. Mas se você não quer esse drama todo, você tem a opção inicial de conversar com o agressor (isso ajuda sim,e muito) ou converse com um professor, amigo, os país (você acha que isso vai fazer você parecer fraco, né? Mas quanto mais pessoas souberem disso menos pessoas vão te machucar e vai ter mais chances de fazerem ele parar com isso... muitos país do agressor costumam bota-lo de castigo bem pesado).
![]() |
( Eu me sinto tão sozinha nesse momento, e eu não sei se eu me importo ou não). |
(sim, eu pintei e tirei foto. A foto se encontra no Instagram: @biazmelo) |
Não perca mais tempo se perguntando o que você tem de errado, o único problema que você tem é ficar pensando que a culpa é sua por você ser quem é (o que não é verdade). Ajude quem está passando por isso, converse, pergunte... FAÇA ALGO!

Filmes sobre Bullying:
- Ben X a fase final.
- klass.
- Cyberbully (RECOMENDO).
- Bullying- provocação sem limites.